sexta-feira, 14 de junho de 2013

Morfossintaxe-me


A minha língua é sem coordenação:
Tal modo subordina-se à tua.
Em minhas orações
(que rezo aos terços no meu quarto)
Tu, substantivo próprio;
Tu, complemento de minha saudade,
Te fazes direto objeto
De meu odiar:
Enquanto à meia voz
Passiva
Não me respondes aos vocativos
Que oferto, a clamar...

Nesses períodos,
Compostos por intransitividades tuas,
Reduzida,eu
Te adjunto em pensamento
Ou te advérbio no meu peito
Para que tu sintaxe - e permaneças -
Em meu mais íntimo e descomposto
Núcleo do sujeito.


13 comentários:

Jéssica do Vale disse...

Aaah, mas que delícia de poema!

Rafaela Gomes Figueiredo disse...

O teu me deu uma inspiração, saiba :)

Bjs

Fabrício César Franco disse...

Rafaela,

Como é bom vir aqui e ter um poema desses à nossa espera.

Beijo!

Jota Effe Esse disse...

Mas que adorável aula de amor expresso em versos permeados de adjetivos, advérbios, pronomes... arrancados da gramática dos sentimentos! Meu beijo.

Rafaela Gomes Figueiredo disse...

Franco,
sua opinião é-me sempre importante.
Obrigada, poeta!

Bjo

.

J,
q bonito comentário. Obrigada!

Bjs

Fred Caju disse...

Se não for pra chegar até o núcleo nem rola.

Luis Fernando disse...

Bravo, moça !!!

Unknown disse...

Nossa, que perfeição! Mostra o quanto estás por dentro da nossa língua portuguesa, gramaticalmente falando, e o quanto sabes lidar com a língua em seu escrever.

Amo ler você!
Beijos.

Rafaela Gomes Figueiredo disse...

Isso aí, Caju!
Bjo

.

Luis F.,
muito obrigada.
E muito bem-vindo!

.

Lu,
há uma recíproca verdadeiríssima então!
Obrigada, minha cara.

Bjos

Will Carvalho disse...

Sua poesia me inspira a escrever, a sentir, a viver, a amar e a aprender.

Parabéns, Rafa! Isso é muito bom

Rafaela Gomes Figueiredo disse...

On, Will...
Fico muito tocada por saber dessas coisas.
Afinal, q a poesia sempre nos inspire...é o q vale.

Bjos

Thiago Almeida disse...

Como não cheguei aqui antes? rs...

Gostei do seu blog, parabéns!

Aprendiz do amor disse...

brincando com a gramática e sentimentos. muito bom.